Disciplinas



Metodologia da Pesquisa (15 horas)

Ementa: O que é ciência. Características da pesquisa científica. Métodos e técnicas de utilizados em pesquisas científicas. Etapas da pesquisa científica. Normas da ABNT para elaborar documentos científicos. Estilo da linguagem do trabalho acadêmico-científico. Elementos de coesão entre parágrafos. Como elaborar o projeto preliminar de monografia de final de curso.


Desenvolvimento Sustentável, Clima e Mudanças Climáticas (15 horas)

Ementa: Desenvolvimento sustentável: conceito, histórico e desafios. Propostas e estratégias para o desenvolvimento sustentável. Os esforços para a diminuição e o controle da degradação ambiental mundial: revisão histórica das Conferências sobre Ambiente e Desenvolvimento. Gestão Ambiental. Fundamentos meteorológicos do clima e suas relações com o espaço geográfico; os ritmos climáticos e a construção da paisagem. Dinâmica geral da atmosfera. Classificações climáticas. Massas de ar no Brasil. Classificações climáticas e regimes climáticos no Brasil e no mundo. Previsão do tempo. Mudanças climáticas e desastres ambientais. Estudos de caso.


Gestão da Configuração, Projetos de Capital, Aquisição e Comissionamento de Ativos (30 horas)

Ementa: Planejamento de gestão da configuração. Identificação da configuração. Controle de mudança de configuração. “Contabilidade” do status do estado de configuração. Verificação da configuração e auditorias. Conceitos e definições básicas de gerenciamento de projetos. Visão sistêmica do processo de gerenciamento de projetos de capital. Metodologia FEL. Classificação dos modelos típicos de contratos de aquisição de ativos: vantagens e desvantagens. Classificação dos modelos típicos de contratos de aquisição de ativos: vantagens e desvantagens. Visão sistêmica do processo de comissionamento e o papel dos diversos atores. O macrofluxo do processo de comissionamento. Principais etapas/atividades do processo de comissionamento. Principais documentos utilizados no comissionamento. Estudos de caso.


Análise da Demanda e Capabilidade de Processos (15 horas)

Ementa: Características dos métodos de previsão de demanda. Classificação dos métodos de previsão de demanda. Métodos qualitativos para elaborar a previsão de demanda. Métodos quantitativos para elaborar a previsão de demanda. Conceitos básicos de capabilidade de processo. Índices de capacidade de processo. Como calcular a capabilidade de processo. Capabilidade de Máquina. Análise da capabilidade de processo. Exercícios.


Gestão da Confiabilidade e Análise de Falhas (30 horas)

Ementa: Introdução à Engenharia da Confiabilidade aplicada à Gestão de Ativos. Análise de Dados de Vida (LDA – Life Data Analysis). Análise da Confiabilidade, Mantenabilidade e Disponibilidade (RAM – Reliability, Availability and Maintainability). Manutenção Centrada na Confiabilidade. Análise dos Modos de Falha, seus Efeitos e sua Criticidade (FMECA – Failure Mode, Effects, and Criticality Analysis). Análise de Causa Raiz (RCA – Root Cause Analysis). Norma MIL-STD- 2155 – Failure Reporting, Analysis and Corrective Action Systems.


Gestão de Contratos e Desenvolvimento de Fornecedores (15 horas)

Ementa: Teoria geral dos contratos. Classificação dos contratos. Da formação dos contratos. Da extinção dos contratos. As origens do termo parceria. O conceito de parceria empresarial e relacionamentos de longo prazo com empresas fornecedoras. A visão estratégica da atividade de desenvolvimento de fornecedores. Diferenças entre parceria estratégica e aliança estratégica. Etapas para desenvolver um fornecedor. Modelo de programa de desenvolvimento de fornecedores.


Engenharia Econômica (30 horas)

Ementa: Noções de matemática financeira. Análise de alternativas de investimentos. Taxa mínima de atratividade. Valor presente líquido, valor anual, taxa interna de retorno, análise incremental. Investimentos com vidas diferentes, vidas infinitas, restrição de capital e priorização de investimentos. Depreciação e imposto de renda. Análise de sensibilidade. Análise da viabilidade econômica de um projeto industrial. Análise de Investimento em Situação de Risco. Probabilidade da Inviabilidade de Investimentos. Simulação de Monte-Carlo. Uso de planilha eletrônica Excel. Uso de software de engenharia econômica. Estudos de caso. Como elaborar o fluxo de caixa operacional de um ativo.

Gestão de Recursos e Supply Chain (30 horas)

Ementa: Logística e sua importância; Definições e conceitos de Supply Chain; O papel estratégico do Supply Chain; Custos envolvidos na cadeia logística; Estoque e sua função; Gestão de estoque; Planejamento, predição e previsão; Gestão dos materiais de manutenção; Requisitos da gestão das peças de manutenção; Itens gerenciáveis; Otimização do dimensionamento das peças de reposição; Metas do gerenciamento de estoque; Aspectos críticos do armazenamento de peças.


Gestão e Avaliação Empresarial e Sistemas Informatizados de Apoio (15 horas)

Ementa: Benchmarking e benchmark. Avaliação da efetividade da gestão de ativos com base no Balanced Scorecard – BSC. Indicadores de desempenho. Auditoria interna e externa dos processos de gestão de ativos. Auditoria da terceirização. Conceitos fundamentais relativos à Engenharia de Sistema. Objetivo e campo de aplicação da norma IEC 15.288. Processos de ciclo de vida de sistema. Processo de adaptação. Integração e constructo de processos. Visões do processo. Alinhamento entre as normas IEC 15.288 e 12.207.


Contabilidade Gerencial, Custos Industriais, CAPEX, OPEX, EBTIDA e EVA (30 horas)

Ementa: Aspectos evolucionários das empresas industriais e dos sistemas de contabilidade. Contabilidade de custos: função da contabilidade de custos. Principais usuários da contabilidade de custos; Conceitos e terminologias; Classificação dos gastos; Métodos para custeio da produção de bens e serviços; Análise gerencial de custos. Análise dos componentes do fluxo de caixa gerados por equipamentos industriais: CAPEX e OPEX. Contabilidade gerencial. Noções de análise de balanços. EBTIDA: o conceito de EBTIDA; para que serve o EBTIDA; exercícios e estudos de caso. EVA: o conceito de EVA; para que serve o EVA; exercícios e estudos de caso.


Análise do Custo do Ciclo de Vida (30 horas)

Ementa: Definição das características dos ativos de produção, vida dos ativos, filosofia geral de substituição de ativos versus sua repotencialização, custos que surgem ao longo do uso dos ativos; Desafios gerenciais envolvendo a gestão de ativos: momento ótimo de realizar a substituição de um ativo, impacto da substituição dos ativos existentes nos indicadores financeiros (ROA e ROE), com considerar o risco; Matemática financeira aplicada à gestão de ativos; Avaliação econômica de alternativas: custos de oportunidades, comparação de alternativas, período de retorno (payback), custos esperados de alternativas, vida econômica de um equipamento; Classificação dos projetos de aquisição/substituição de equipamentos; Tomada de decisão pelo método do Custo do Ciclo de Vida (LCC); Análise de Confiabilidade, Mantenabilidade e Disponibilidade e seu relacionamento com o LCC.


Gestão da Manutenção, Planejamento e Execução de Paradas (30 horas)

Ementa: Políticas e estratégias de manutenção. Planejamento, programação e controle das atividades de manutenção. Arquitetura de dados de sistemas de gestão da manutenção. Gerenciamento da produtividade da manutenção: principais indicadores e relatórios gerenciais. As interfaces de relacionamento da manutenção com as outras áreas da empresa: atribuições e responsabilidades. Terceirização da manutenção. Análise da melhor estratégia de duração da campanha comparando o custo da parada versus os riscos associados – ganhos de eficiência – mercado – etc. Análises de estratégias técnicas, sobretudo métodos de execução, para redução do tempo do caminho crítico e, consequentemente, duração da Parada. O Impacto da estratégia e dos resultados na otimização do Ciclo de Vida dos Ativos.


Gestão da Operação e Descomissionamento de Ativos (30 horas)

Ementa: Políticas e estratégias de operação. Planejamento, programação e controle das atividades de operação. Arquitetura de dados de sistemas de gestão de operação. Gerenciamento da produtividade da operação: principais indicadores e relatórios gerenciais. As interfaces de relacionamento da operação com as outras áreas da empresa: atribuições e responsabilidades. Visão sistêmica do processo de descomissionamento de plantas industriais. O macrofluxo do processo de descomissionamento. Principais etapas do processo de descomissionamento. Segmentos industriais suscetíveis ás obrigações legais de descomissionamento. Práticas contábeis relacionadas ao reconhecimento das obrigações de baixa de ativos. Descarte de ativos. Estudos de caso.


Gestão de Riscos, Aspectos Humanos e SMES (30 horas)

Ementa: Gerenciamento e Análise de Risco. Riscos de Processo. Riscos Ocupacionais. Confiabilidade Humana. Análise de risco das ações humanas. Confiabilidade dos sistemas sócio técnicos. Riscos financeiros. Riscos de reputação e imagem. Conceitos básicos. Norma ISO31000/2009. Gerenciamento de Risco. Ferramentas para fazer análise de riscos. Norma ISO 31000. Plano de contingência. Avaliação de resiliência. Estudos de caso.


Liderança, Cultura e Gestão Estratégica de Pessoas (30 horas)

Ementa: Conceito de motivação. Motivação para o trabalho. Desempenho e resultado de trabalho. Políticas motivacionais. Conceito de liderança. Conceito de líder. Estilos de liderança. Equipes e grupos de trabalho. O que é cultura organizacional. Como é criada a cultura organizacional. Como se desenvolve e, como pode ser mudada a cultura organizacional. A dinâmica das organizações e da mudança. O papel crucial que os líderes exercem na aplicação bem-sucedida dos princípios da cultura para atingir metas organizacionais. O poder nas organizações. Gestão estratégica de recursos humanos. Competências individuais, coletivas e organizacionais. Gestão de competências. Mudança, conhecimento e aprendizagem organizacionais. Capital intelectual, capital humano e capital social. Criação e gestão do conhecimento organizacional. Aprendizagem organizacional e organizações de aprendizagem. Cultura e organização: cultura nacional, cultura brasileira e cultura organizacional. Gestão do desempenho humano nas organizações. Aspectos contemporâneos do comportamento organizacional.


Normas e Procedimentos para Gestão de Ativos (15 horas)

Ementa: Conhecimentos sobre os padrões utilizados em registros de ativos e suas melhores práticas de composição e manutenção, gestão da rotina como disciplina diária das atividades do gestor de ativos e consequentemente a gestão da mudança como uma atividade diária para que todos os ativos da planta fabril entejam corretamente identificados, catalogados e atualizados no sistema que gerencia os mesmos. Tratar com inteira conformidade todos os itens anteriores com as normas regulamentadoras, API’s e NR’s justificáveis ao processo.


Planejamento Estratégico, Organizacional e Gestão de Ativos (15 horas)

Ementa: Reflexão estratégica: missão, valores e a conquista da visão alternativa. Instrumentos de reformulação estratégica: diálogo estratégico, análises ambientais e organizacionais, cenários e futuros alternativos e as intenções estratégicas relacionadas à gestão de ativos. Monitoramento de fatores controláveis e incontroláveis que afetem a gestão de ativos: reconhecimento de fatores críticos, identificação de oportunidades e ameaças e redefinição de pistas estratégicas. Decisões estratégicas: as relações da instituição com a comunidade, clientes internos e externos, fornecedores e terceiros.